UNOPAR << Voltar
06/11/2010 17:39
Unopar oferece 24 cursos de Ensino a Distância
 
São 16 cursos de graduação e oito cursos de pós-graduação; o sistema da Unopar está presente em mais de 400 municípios de 26 estados brasileiros
 
EAD da Unopar chega a 400 municípios brasileiros. Foto: Vivian Honorato.

REPORTAGEM: LUCAS BONESI, 6º SEMESTRE MATUTINO

EDIÇÃO: TATIANA OLIVEIRA, 6º SEMESTRE MATUTINO

O Sistema de Ensino Presencial Conectado da Unopar oferece 24 cursos, sendo 16 de graduação e oito de pós-graduação. Segundo a pró-reitora de Ensino a Distância (EAD), a professora Elisa Maria de Assis, a Unopar trabalha com a modalidade há cerca de 15 anos. "Em 1995, a Unopar começou a discutir a criação do primeiro portal. Naquela época chamado de BBS que eram as primeiras iniciativas de se trabalhar em rede. A partir dessas pesquisas, foi-se criando um melhor modelo de comunicação entre aluno e professor no uso da tecnologia", afirma.

Em 2002, foi realizado o projeto piloto que oferecia um curso pré-vestibular utilizando esse sistema de ensino. Em março de 2003, foi aprovado pelo Ministério da Educação o primeiro curso Normal Superior. Então, a partir deste ano, vários outros cursos começaram a ser disponibilizados na modalidade de Ensino a Distância.

Segundo, a professora Elisa, o maior objetivo da Unopar é levar um ensino de qualidade aos diferentes pontos do país especialmente os pequenos municípios.  Atualmente, o Ensino a Distância da Unopar conta com 120 mil alunos. No dia 20 de agosto, a Unopar teve umas das maiores formaturas sendo 16.900 graduados nos mais diferentes cursos.

Além disso, a universidade ainda conta com uma grande equipe de professores e assistentes para que as aulas sejam bem aproveitadas. "A Unopar oferece dez salas de geração que seriam dez canais de TV para os cursos à distância. Em um determinado dia da semana, o aluno tem que comparecer ao pólo de apoio ao qual está matriculado, assistir a teleaula e fazer uma aula-atividade onde acontecem discussões de textos e resolução de casos", explica a professora.

É importante ressaltar que o aluno conta com a presença do professor. "No pólo onde o aluno estuda, é acompanhado pelo tutor presencial, uma pessoa formada e especializada. Ainda existe o tutor eletrônico que também é especializado na área do curso, além da atuação do professor aqui em Londrina dando a ele todo apoio pedagógico para sua aprendizagem", comenta Elisa de Assis.

Todas as aulas à distância são transmitidas ao vivo e ao final das aulas, o material gravado é inserido na Biblioteca Digital no próprio portal do sistema. A partir deste recurso, o aluno pode rever a aula quantas vezes quiser, inclusive tendo acesso às aulas de bimestres anteriores. "Durante todo o tempo que a pessoa for aluno, ele pode assistir as aulas do seu curso", afirma a pró-reitora.

Além de oferecer as teleaulas gravadas para os alunos, o portal da Unopar Virtual (www.unoparvirtual.com.br) tem o link Laboratórios Específicos.  "Na educação à distância nós chamamos isto de objetos de aprendizagem. São recursos da tecnologia, informação e da comunicação disponível ao aluno para que ele possa aprender por meio delas. Se você entrar no Museu de Imagem e História é possível aprender história por meio da leitura de quadros, fotos, textos, etc", comenta a pró-reitora.

Continua:
Unopar oferece 24 cursos de Ensino a Distância
   EAD evoluiu ao lado dos avanços pedagógicos
   Conheça os cursos a distância da Unopar
Enviar comentário     Enviar a notícia por e-mail
UNOPAR
Alunos de Jornalismo apresentam TCC
UNOPAR
Alunos da Unopar participam de palestra
UNOPAR
ComTexto é tricampeão no Prêmio Sangue Novo
UNOPAR
Jornalistas discutem cultura da Paz
UNOPAR
Alunos da Unopar participam de Simpósio
UNOPAR
Giro de Profissões recebeu estudantes da região
UNOPAR
Pellegrini participa de aula de Jornalismo
UNOPAR
Atlética organiza jogos para os alunos
UNOPAR
Encontro aborda direito imobiliário
UNOPAR
D'Angele fala a calouros de Jornalismo e Direito
UNOPAR
Estudantes iniciam intercâmbio no Chile
UNOPAR
Alunos de jornalismo apresentam pesquisas
UNOPAR
Alunos da Unopar participam de Júri simulado
UNOPAR
Projeto da UNOPAR identifica perfil de idosos
UNOPAR
Mercado de trabalho para geração Y é destaque do EAC